Pense num lugar onde você não precisa se preocupar com trânsito, sapato apertado e muito menos salto alto e maquiagem, no caso das mulheres. Um lugar onde o traje ideal é composto por saída de praia; bermuda ou sunga – para os homens – e chinelo de dedo. Jericoacoara é assim: o vilarejo mais hippie que eu já conheci. E no bom sentido, é claro!
No bom sentido porque nos faz esquecer da correria louca das grandes cidades e nos leva a dar mais valor às pequenas coisas da vida: como colocar os pés na areia o tempo todo (sim, lá não tem asfalto e muito menos paralelepípedo, só areia!) e ficar na rede, com o vento batendo no rosto. Recomendo para todo mundo, pelo menos uma vez na vida!
Jeri fica a 300km de Fortaleza, no Ceará. Pra chegar lá, saindo da capital, são 4h e meia de viagem – sendo 4h numa van ou micro-ônibus, e o restante do trajeto num transporte popularmente conhecido como “pau de arara” ou “jardineira”, que nada mais é do que uma caminhonete 4×4 com espaço para passageiros na parte traseira do veículo. Balança um pouco, é claro! Mas confesso que adorei esse momento de aventura, no meio das dunas, com direito a me equilibrar pra conseguir fazer fotos boas, já antes de chegar a Jericoacoara!
Mas pra quem não curte essa adrenalina toda, no meio das dunas, é possível encurtar a viagem, sem ter que fazer baldeação: basta pegar a estrada, saindo de Fortaleza, já numa caminhonete 4×4, que “aguente o tranco” no trajeto de areia. E chegando em Jeri, dá pra estacionar o carro ou caminhonete tranquilamente próximo às pousadas. Aliás, o que não falta em Jeri é opção de hospedagem: tem desde hotéis de luxo até pousadas e hostels modestos. Tudo vai depender do estilo de cada um!
Depois de chegar no vilarejo e deixar as malas numa pousada, o próximo passo é pensar nos principais passeios e pontos turísticos. Bom, ir a Jeri e não conhecer a Pedra Furada seria o mesmo que visitar o Rio e não ir ao Corcovado ou ao Pão de Açúcar. Então, acaba sendo uma parada “obrigatória”. Mas antes de iniciar a caminhada rumo à Pedra, é fundamental se informar sobre a altura da maré e o melhor horário para fazer o passeio! Se a maré estiver baixa, dá pra percorrer o trajeto pelas areias da Praia da Malhada, o que vai facilitar muito a sua vida! Agora, se a maré estiver alta, o grau de dificuldade do percurso aumenta consideravelmente, com muitas subidas íngremes pelo caminho. Pense nisso!
A Lagoa do Paraíso também é outro ponto turístico super famoso! Lembra daquela foto clássica de Jericoacoara que a maioria das revistas de viagem publicam, com pessoas deitadas na rede, dentro da água? Então, essa “imagem dos sonhos” de fato existe e fica nessa lagoa, que não por acaso se chama “paraíso”. Outra opção de passeio é visitar a Lagoa Azul. Lembra até aquele filme clássico da sessão da tarde, né? rs Só que essa lagoa, infelizmente, eu não tive a oportunidade de conhecer, porque na época em que visitei Jeri, fevereiro deste ano, a Lagoa Azul estava seca por causa da falta de chuva na região. Uma pena…mas a Lagoa do Paraíso já valeu a viagem! Dá uma olhada nas fotos de lá! :)
Quer ver mais fotos de Jeri? É só acessar o meu instagram! Tem um link de acesso no final dessa página. Fotografei muito com celular também :)