Quem me conhece sabe que a minha outra paixão, além da fotografia, é sair pra pedalar. E uma das melhores coisas pra quem adora andar sob duas rodas é encontrar pessoas que compartilham a mesma paixão. E recentemente, eu tive o prazer de conhecer uma família que tem muitas histórias pra contar sobre bicicletas. A jovem atriz Emilia, o irmão e psicólogo Fábio e o pai Paulo Alcoforado, que desde muito cedo sempre gostou de montar e consertar bicicletas.
Emilia, a filha caçula, estava no sótão de casa quando encontrou a bicicleta do tio, uma antiga berlineta da Caloi, que a família não via há muitos anos. Sinônimo de inúmeras memórias de infância, a berlineta acabou rendendo uma foto e a ideia de montar uma peça teatral sobre histórias de bicicleta, que poderiam ter sido contadas por qualquer pessoa. E não demorou muito para que a atriz convencesse o irmão, que também ama pedalar, a sair pelas ruas do Rio para escutar histórias e memórias afetivas que envolvessem o universo das “magrelas”.
E foi assim que surgiu, em outubro de 2014, o projeto “Escuto histórias sobre bicicleta”, que vai servir de base e de estudo para a montagem da peça “Bigorna: sobre a leveza insustentável das coisas”. A proposta é escutar histórias em 30 bairros da cidade. “Nós não anotamos as histórias. Na verdade, emprestamos os nossos ouvidos para que cada história chegue até a gente”, revela Emilia. “A peça vai ser o nosso olhar sobre as histórias que escutamos ao longo dessa jornada, sem que haja o compromisso de reproduzi-las”, complementa o irmão e parceiro de projeto, Fábio Alcoforado.
Até o momento, a dupla já visitou oito bairros e ouviu cerca de 50 histórias. No início, os dois irmãos iam de ônibus até os locais da “escutança”, como carinhosamente gostam de chamar os momentos em que param pra ouvir histórias de “pedalantes”. Mas depois de dois meses de projeto, Fábio e Emilia resolveram montar, com a ajuda do pai, uma bicicleta dupla, feita especialmente para os dois. Agora, a bike se tornou mais uma personagem dessa história e faz sucesso por onde passa! A programação completa da dupla, pelos bairros do Rio, está disponível na fanpage do projeto. Eu já contei a minha história para essa família de “pedalantes”. E você, também tem histórias pra contar? :)