Quem me segue nas redes sociais, sabe que uma das minhas paixões é sair por aí, com o meu celular, para fotografar cenas do cotidiano. Mas você deve estar se perguntando: se você é fotógrafa, porque não usa a câmera profissional ao invés do celular? Na verdade, não é que eu opte sempre pelo celular, em detrimento do equipamento profissional. Mas para fotografar pelas ruas, confesso que prefiro a praticidade e a discrição que só um celular pode me oferecer!
Quando estamos com uma câmera “super poderosa” a tiracolo, ficamos mais em evidência do que a própria cena que pretendemos registrar. Já parou pra pensar nisso? O fotógrafo, seja ele profissional ou amador, acaba virando o centro das atenções. E quando estamos registrando cenas do dia a dia, quanto mais “invisíveis” nos tornarmos, melhor! Só assim conseguiremos captar a naturalidade de tudo o que nos cerca.
E por quê estou escrevendo sobre isso? Simples! Como eu amo fotografar com celular, nada mais justo do que compartilhar com vocês um pouquinho do que eu tenho aprendido nos últimos quatro anos, desde que criei meu perfil no Instagram – meu aplicativo de fotografia preferido! Foi com ele que acabei me apaixonando pela tão falada mobile photography – denominação estrangeira para as imagens registradas com celular.
Por isso, a partir de hoje, vou dar início a uma série de posts, com dicas para quem quer dar um upgrade nas fotos do dia a dia, feitas com celular. Afinal de contas, nem só de selfie vive um smartphone! ;) Nada contra quem curte! Mas se a gente pode ir além do que a maioria tem feito por aí, por quê não?
Então vamos logo ao que interessa? Bora conferir as duas primeiras dicas:
1 – Aprenda a fotografar sem a câmera
O primeiro passo para melhorar a qualidade de qualquer imagem – e isso vale tanto pra quem está usando um equipamento convencional ou o próprio celular – é aprender a fotografar sem a câmera. Pode parecer loucura, mas antes de sair clicando por aí, temos que treinar o “olhar fotográfico”. E pra fazer isso é simples: basta observar o que está acontecendo ao nosso redor. Algo simples, porém desafiador, porque o que mais existe hoje em dia são situações que nos fazem dispersar: seja o bombardeio de campanhas publicitárias por toda parte (principalmente nas grandes cidades), os grupos do whatsapp que não param de apitar um minuto, os inúmeros aplicativos que a todo momento enviam mensagens de notificação…enfim! O que não falta são tópicos pra essa lista! A verdade é que estamos sempre tão conectados virtualmente, que acabamos nos desconectando do mundo real.
E pra sair do piloto automático, comece treinando o seu olhar num momento em que você não esteja correndo contra o relógio. Escolha algo que te dê prazer, para aprender a observar mais! Se você adora caminhar, então caminhe observando as outras pessoas que também estão se exercitando, as crianças que passam brincando, o cachorrinho que corre ao lado do dono, o pôr do sol que te recebe no final do trajeto, enfim, aprenda a admirar o caminho que você percorre! Como fotógrafa, eu aprendi a ver tudo enquadrado, como na famosa canção da Adriana Calcanhoto. Tudo pode render uma boa foto! Basta saber identificar a cena e o momento certo! E com o tempo, isso vai acabar se tornando algo natural pra você também, acredite :)
Eu só consegui fazer essa foto, porque estava atenta a tudo o que estava acontecendo ao meu redor. Percebi que tinha um cachorro brincando no mar, enquanto eu caminhada na areia e parei pra fazer algumas imagens dele! A que eu mais gostei foi essa :) Foto feita com celular e editada com um dos filtros do Instagram.
2 – Encontre um tema que você ame, e explore cenas e ângulos diferentes
Fotografar tem que ser algo prazeroso! E pra que isso aconteça, na prática, nada melhor do que registrar algum tema que te interesse ou pelo qual você se identifica. Eu, por exemplo, amo sair pra pedalar no verão! Resultado: acabo fotografando muitas bicicletas que encontro pelo caminho e, também, cenas típicas da estação mais quente do ano.
Depois que você conseguir identificar os temas que te agradam mais nesse mundo, vale ousar também! Se você gosta de fotografar seus filhos, por exemplo, sente no chão com eles pra brincar enquanto fotografa, deite no tapete com as crianças, suba num banquinho ou numa pequena escada! Comece a ver as mesmas cenas da sua rotina, com outros olhos, a partir de ângulos diferentes. Com o tempo, você vai perceber que a mesma cena pode ser vista através de inúmeras perspectivas – o que vai gerar fotos distintas – e te garanto: uma mais interessante do que a outra!
A minha paixão por bicicletas já me rendeu muitas fotos! Essa série também foi feita com celular. Todas as imagens foram publicadas no Instagram.
E pra que esse primeiro post não fique longo demais, vamos deixar as outras dicas para os próximos posts, combinado? Enquanto isso, fotografe muitooo!! Esse é o segredo pra se aprimorar cada vez mais, dia após dia!
Muitas fotos lindas pra vocês e até o segundo post!